Cultura surda, educaçao e novas tecnologias em Santa Catarina

Por Emerson Martins,

Florianópolis, 2006.

Sección: Tesis, tesis de maestría.

Resumo:

A presente dissertação tem por objetivo analisar as potencialidades e os limites das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no processo de inclusão do surdo, levando em consideração as relações sociais incentivadas ou tolhidas a partir dos seus usos. Partindo da crítica à crença de que a surdez é uma incapacidade e que deriva de um déficit; defende-se que os surdos apenas partilham uma cultura diferente. Assim, em termos teóricos, discute-se a formação e as especificidades da cultura surda, considerando-se questões como identidade surda, linguagem, normalização, bilingüismo e os usos da tecnologia educacional como forma de inclusão do surdo na cultura dominante. Em termos analíticos, buscou-se indicar os avanços e os limites de duas experiências na área de educação de surdos no Estado de Santa Catarina e as experiências de apropriação pedagógica das NTIC, mostrando que tais processos não são tecnologicamente determinados, mas resultam da ação negociada de uma rede de atores Por fim, analisou-se a relação cotidiana dos surdos participantes dessa rede com as NTIC.

Palavras-Chave: Cultura Surda, Educação Bilíngüe, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), Movimento social surdo em Santa Catarina.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Sociologia Política.

Leer tesis. Descargar PDF:
DEBIDO A LIMITACIONES EN NUESTRO ESPACIO WEB DISPONIBLE, NOS HEMOS VISTO OBLIGADOS A RETIRAR TEMPORALMENTE ESTE ARCHIVO DE NUESTRA BASE DE DATOS. SI REQUIERES ESTE DOCUMENTO, ESCRIBENOS A NUESTRO CORREO ELECTRONICO -info(arroba)cultura-sorda.org- O USA EL FORMULARIO DE CONTACTO PARA ENVIARTELO VIA E-MAIL.

Sé el primero en comentar

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *