Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Antonio-Campos-de-AbreuPor Antonio Campos de Abreu,

Belo Horizonte, 2009.

Sección: Publicaciones institucionales.

 

 

A FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, entidade filantrópica, de cunho civil e sem fins lucrativos, trabalha para representar as pessoas surdas, tendo caráter educacional, assistencial e sociocultural.

Segundo o IBGE do ano 2000, no Brasil existem 166.400 surdos, os quais muitos sofrem discriminação social, assedio moral, exploração, entre outros. Acreditamos que a principal causa de tais sofrimentos giram em torno da falta de estrutura social no atendimento da demanda de pessoas surdas, que encontram‐se fora das escolas e do mercado de trabalho.

Logo FENEIS
Logo de la FENEIS

Através da FENEIS importantes vitórias foram alcançadas. Através do Decreto 5626/2005(anexo) oficializando e regulamentando a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, o reconhecimento da Cultura e da Comunidade Surda Brasileira aumentou em grande escala.

O papel da FENEIS além do suporte é também defender os direitos da comunidade surda junto aos órgãos oficiais garantindo condições de igualdade e acessibilidade. Algumas de suas principais conquistas foram a Janelinha com Intérpretes de Libras nos horários políticos e de propagandas governamentais, Legendas nos meio de comunicação televisivos através do Closed Caption e principalmente uma conquista de caráter educacional com a inserção do surdo no meio acadêmico garantindo‐lhes seus diretos de cidadão. Hoje com a implantação do Curso de Letras‐Libras, o primeiro em Minas Gerais, através da parceria CEFET MG / Universidade Federal de Santa Catarina, conta com um grupo de alunos diferenciados, todos pessoas surdas em busca de melhor colocação no mercado de trabalho. Outras universidades também abriram suas portas para receberem os alunos surdos aprovados no vestibular e contrataram intérpretes para as salas de aula.

Diante disso, a FENEIS tem contribuído de forma eficaz também na contratação de surdos, tercerizando o trabalho dos mesmos, firmando convênios de prestação de serviço com empresas públicas como Polícia Civil, IPSEMG, TRT, BHTRANS, Secretaria do Meio Ambiente, entre outros. Contamos hoje com 589 funcionários surdos e/ou com deficiência auditiva.

Ubicación del Estado de Minas Gerais, Brasil
Ubicación del Estado de Minas Gerais, Brasil

Além da FENEIS, outras instituições trabalham em prol da comunidade surda, atuando nas áreas do esporte, da cultura e da saúde. Entre elas podemos destacar a Associação de Surdos de Minas Gerais – ASMG e o Centro Verbotonal de Minas Gerais que promove a reabilitação da fala de crianças surdas através do bilingüismo e do suporte e orientação familiar.

A FENEIS está localizada no Bairro Cruzeiro, Rua Albita, 144, Belo Horizonte. Contrata surdos e promove Cursos de Libras em Belo Horizonte e nas cidades do interior de Minas Gerais. Para contatar a FENEIS: Tel: 31 3225‐0088 ou E‐ mail: feneis@feneis.com.br ‐ www.feneis.org.br.

Antônio Campos de Abreu
Diretor Regional Feneis.
Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. 09 de Julio de 2009.

Un comentario

  1. Cátia Regina said:

    Boa tarde! Sou estudante de libras, moro em Belo Horizonte e estou me identificando imensamente com esse idioma. E quem sabe, uma possível profissão!!
    Tem como eu me associar a Feneis?

    19 julio, 2022
    Reply

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *