A instituição do exame nacional de certificação em libras – prolibras no contexto da inclusão social de surdos e intérpretes da língua brasileira de sinais.

Usuario-VacioPor Francisco de Assis Maroneze de Abreu,

Cascavel – PR, 2010.

Sección: Tesis, tesis de maestría.

 

RESUMEN

Este trabalho apresenta a metodologia desenvolvida e utilizada na instituição do Exame Nacional de Certificação em Libras – Prolibras no ano de 2006. Descreve a legislação que o regulamenta e a avaliação de como esse processo foi realizado pela Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, no ano de 2006. Esse exame, que conta com a parceria do Ministério da Educação e do INEP, tem por objetivo cumprir o estabelecido na Lei 10.436/2002 e no Decreto 5.626/2005, ou seja, a obrigatoriedade da inclusão da Libras como disciplina curricular nos cursos de formação de professores, tanto do magistério de nível médio quanto do nível superior. Apresenta também um breve histórico da Língua de Sinais Brasileira – Libras, sua origem e alguns aspectos linguísticos, além de inferir esse processo de certificação como significativo na inclusão social de surdos e de intérpretes da Libras. Por fim, apresenta as considerações finais e sugestões para que novos mecanismos de inclusão sejam permanentemente criados e aperfeiçoados. Para o desenvolvimento desta monografia foi utilizada pesquisa bibliográfica, com prioridade a alguns autores que abordam a temática da Inclusão Social, e documental, com estudo da documentação referente ao Exame Prolibras.

Palavras-chave: Prolibras. Inclusão Social. Libras.

Descargar PDF (2,5 MB)

Tesis de maestría presentada ante el Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de la Faculdade Dom Bosco en Cascavel – PR, Brasil

Sé el primero en comentar

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *