Surdos e ouvintes: dos bastidores aos aplausos… a busca de autoria em um processo de inclusão pelo teatro

Por Mirian Martins de Oliveira,

São Bernardo do Campo, 2005.

Sección: Tesis, tesis de maestría.

 

RESUMO:

O trabalho pretende refletir sobre caminhos e possibilidades da inclusão dos surdos na comunidade ouvinte, utilizando o teatro, em uma perspectiva multirreferencial apontada por Barbosa e usando a pesquisa-ação proposta por Barbier, que reconhece a heterogeneidade e as implicações lingüísticas, sócio-políticas, culturais e educacionais dos sujeitos envolvidos. Reflete também sobre como esse teatro, formado por alunos-atores surdos e ouvintes, atinge a platéia que é composta pela mesma clientela. Lida com a hipótese de que com o teatro, em um trabalho no qual todos estão envolvidos em um único objetivo, refletindo e realizando negociações, a inclusão se efetiva. Passando por elaborações e construções de novas práticas, os sujeitos deixam de ser apenas agentes e atores de um sistema, para assumir o seu papel de autor de um processo de vida pessoal e social, fundadas no pensamento de Ardoino.
Conclui que a partir de jogos teatrais, propostos por Reverbel e Spolin, e o teatro de Boal, que propõe a reflexão das opressões em busca de ações, é possível a participação do surdo enquanto sujeito, com suas diferenças na cultura, identidade e língua, como nos apontam Skliar, Sá e Carvalho, resgatando a participação não apenas deles, mas de todo o grupo envolvido, propondo possíveis caminhos para problemas sociais e possibilitando o exercício da cidadania.

Unitermos: teatro – educação, multirreferencialidade, inclusão, surdo, autoria.

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Dissertação apresentada como experiéncia parcial ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa para obtenção do título de Mestre em Educação.

 

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