Surdos e ouvintes: dos bastidores aos aplausos… a busca de autoria em um processo de inclusão pelo teatro

Por Mirian Martins de Oliveira,

São Bernardo do Campo, 2005.

Sección: Tesis, tesis de maestría.

 

RESUMO:

O trabalho pretende refletir sobre caminhos e possibilidades da inclusão dos surdos na comunidade ouvinte, utilizando o teatro, em uma perspectiva multirreferencial apontada por Barbosa e usando a pesquisa-ação proposta por Barbier, que reconhece a heterogeneidade e as implicações lingüísticas, sócio-políticas, culturais e educacionais dos sujeitos envolvidos. Reflete também sobre como esse teatro, formado por alunos-atores surdos e ouvintes, atinge a platéia que é composta pela mesma clientela. Lida com a hipótese de que com o teatro, em um trabalho no qual todos estão envolvidos em um único objetivo, refletindo e realizando negociações, a inclusão se efetiva. Passando por elaborações e construções de novas práticas, os sujeitos deixam de ser apenas agentes e atores de um sistema, para assumir o seu papel de autor de um processo de vida pessoal e social, fundadas no pensamento de Ardoino.
Conclui que a partir de jogos teatrais, propostos por Reverbel e Spolin, e o teatro de Boal, que propõe a reflexão das opressões em busca de ações, é possível a participação do surdo enquanto sujeito, com suas diferenças na cultura, identidade e língua, como nos apontam Skliar, Sá e Carvalho, resgatando a participação não apenas deles, mas de todo o grupo envolvido, propondo possíveis caminhos para problemas sociais e possibilitando o exercício da cidadania.

Unitermos: teatro – educação, multirreferencialidade, inclusão, surdo, autoria.

Leer tesis. Descargar PDF (1,1 MB)

Dissertação apresentada como experiéncia parcial ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa para obtenção do título de Mestre em Educação.

 

Sé el primero en comentar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *